
Como já expliquei várias vezes, quando me decidi por Faro para viver, não me apoiei em nenhuma espécie de conhecimento sobre esta cidade ou sobre o Algarve, não procurei conselhos de quem já conhecia o modo de viver da região e nem sequer prestei mais atenção ao Jornal da Noite da TVI (o único que presta um serviço de informação isento sobre o que realmente se passa aqui por esta terra…). Simplesmente peguei no mapa e decidi que Faro poderia ser um bom lugar para trabalhar e viver.
Confesso que o choque foi muito grande. Apesar de vir de uma vila, sentia que Faro era muito mais provinciano do que Cascais! Lentamente lá me fui adaptando e há medida que o tempo passava até ia conseguindo encontrar algumas vantagens nesta nova forma de vida. A primeira foi o acesso gratuito à internet. Por aqui não é o SAPO, o Kanguru, ou a NetCabo que detêm a maior quota de mercado, pelo menos no prédio onde moro, é mesmo a net V*****. Este operador trabalha apenas com velocidades de acesso muito elevadas mas infelizmente e como em tudo na vida, tem a desvantagem de ter limitado as comunicações P2P.
Uma outra diferença reside na entrega do correio expresso. As encomendas chegam-nos através dos vizinhos e não pelo carteiro, embora este último não esteja totalmente ausente de todo o processo. O vizinho, depois de jantar, dirige-se ao nosso domicílio e pergunta-nos se estaríamos à espera de alguma encomenda. Quando a resposta é afirmativa, a embalagem é-nos entregue e ao mesmo tempo informa-nos que já tentou encontrar o destinatário em vários andares mas não conseguiu. O vizinho também estranha que o pacote venha endereçado a um tal de D*****, e como ele sabe, não mora ali nenhum homem (é escusado explicar, que o nome masculino D***** é o meu apelido!).
Alguns minutos depois de acusada a recepção, o destinatário recebe uma chamada telefónica de uma pessoa que se intitula o carteiro e que apesar de ter conhecimento do número de telemóvel da pessoa para quem telefona não faz ideia de qual será o seu nome. Nessa altura o presumível carteiro pergunta se a encomenda chegou em bom estado e certifica-se de que tudo decorreu sem problemas e informa que em Faro o serviço CTT Expresso não faz serviço nocturno e que simplesmente a Fnac Online desconhece facto.
Aqui a vantagem é a eficiência do serviço de reclamações. Não fosse a intenção manifestada ao vizinho, de que uma encomenda se entrega ao destinatário e não a outros e que por essa razão uma reclamação iria ser formalizada, duvido que o presumível carteiro me tivesse telefonado!